terça-feira, 31 de julho de 2007



Boas!

Agosto está quase quase a chegar, o pessoal a ir de férias, o calor a apertar, são poucos os disponíveis para treinar por isso acho melhor cancelar os treinos até à dia 15 de Agosto, altura em que as pessoas começam a voltar. (É só uma sugestão por isso se quiserem combinar os treinos opinem!)
Quanto ao torneio de Foz do Arelho, é ver se há pessoas suficientes, digam se podem ir ou não.
Quando voltarmos de férias era bom que nos reuníssemos todos para mais uns jantares e treinos.




Queria lançar uma discussão:
Tenho reparado nestas duas ultimas épocas em que as equipas de rugby em Setúbal foram renovadas que tivémos sempre jogadores em muito boa forma física quando comparados com jogadores de outras equipas, temos aliás jogadores que conseguem desiquilibrar no confronto físico(ex: cabra, peres, viegas...) e que mesmo assim marcamos poucos ensaios principalmente na época de RCSado e este ano na praia (no Vitória houve jogadores fora de série que marcavam muitos pontos).
Lembro-me que no RCSado passávamos muito tempo a defender (bem), e que quando tínhamos a bola em nosso poder não aproveitavamos, cometíamos muitos erros de handling, fazíamos maus chutos, usavamos em demasia o contacto físico e muitas vezes acabávamos por perder a bola.
No fim dos jogos tinha a sensação de termos estado sempre a defender, com muita pouca bola na mão, isto verificou-se também nesta época de beach rugby em que marcámos muitos poucos ensaios contra equipas teoricamente superiores à nossa, e não conseguimos causar tantos desiquilibrios como previmos contra equipas mais fracas como fazemos nos treinos.
A causa do problema está, na minha opinião(!!),

(1) na pouca técnica e habilidade que temos em manusear o melão:
-fazemos muitos avants
-falhamos muitos passes
-fazemos muito poucas jogadas improvisadas
-quase não utilizamos cruzamentos

(2) na fraca visão de jogo e disciplina táctica em campo
-utilizamos sempre muita gente nos rucks
-disputamos muitas bolas desnecessáriamente
-não conseguimos jogar em toda a largura do campo
-não conseguímos ter o discernimento para saber se é melhor fazer um ponto de fixação ou libertar a bola
-fazemos muitas entradas em que o o portador da bola entra à parva

Em suma o que eu quero dizer é que nós não sabemos atacar!
Devíamos aperfeiçoar os nossos passes, os cruzamentos, as fintas de passe, todo o básico do ataque porque acho que nunca o chegámos a consolidar como deve ser pois também tivemos sempre equipas que defendiam muito mais do que atacavam.

Um bom exemplo de uma equipa que ataca bem é o Oeiras: tem putos muito rápidose habilidosos, pessoal mais velho que joga também muito à mão, e nesta divisão consegue criar muito perigo sem ter que fazer muitas fases. Pecam por terem pouco peso e poder de choque, são quase o nosso oposto.

Gostava que comentassem.

ZG

58 comentários:

setubalense disse...

O pinguim n me deu as fotos
mandem lhe mensagens que ele a mim n rsp

Anónimo disse...

fds, ainda nao li o post, só kero dizer que a foto está muitíssimo gay.

Anónimo disse...

Comentando...:

Na minha opinião, desde que comecei a jogar Rugby em Setubal, sempre fomos pouco objectivos a atacar.

Se no inicio só atacávamos com a linha avançada, o problema é que fisicamente eramos bons, mas tecnicamente eramos uma nulidade, tudo ao molho e fé em deus, 8 gajos num ruck, e para a segunda vaga entra o formação completamente sozinho e á rambo, quantas e quantas vezes isso aconteceu... resultado pratico? perda de bola.

Mais tarde, apostou-se num maior equilibrio na linha de tres quartos.
na altura a treinar no 1º de Maio, com o John Trelin ao comando, foi implementado uma série de jogadas de tres quartos, se bem me lembro os nomes eram:

primeira, segunda terceira, e a ultima que era a diabólica(esta era muito boa)
eu lembro me que por esta altura a linha atrasada era eu, o micha, o zé, o frances, depois alternava conforme as presenças, alex e marco maluco (axo ke o helio nesta altura estava no benfica).
O que aconteceu foi o apanágio do Rugby em Setúbal, e foco, é culpa de todos.
Desde inicio que treinamos para ter resultados imediatos, e nada no desporto se ganha sem treino intensivo!
Estas jogadas eram boas, e punham os 3/4s a jogar, mas pk nao resultaram(bem) nos primeiros 4 ou 5 jogos(isto é, nao resultou delas nenhum ensaio) foram abandonadas...

Eram jogadas basicas e directas para ensaio, no entanto como nao resultam, pensou-se que o problema nao era nosso, mas sim das jogadas, e vai de iventar duplos e triplos e quadrupulos cruzamentos onde a bola nao acaba por sair do mesmo sitio...

a nossa geração, nunca aprofundou o básico, e pássamos logo para o avançado
depois admiramos nos por vermos juniores como fanã e o salvador, e mesmo o Peres, a dar bigodes ao pessoal mais velho.

Resumindo
A nossa geração saltou uns quantos estágios na evolução técnica do Rugby, alguns compensaram, outros não, daí existir esse problema de finalização, que parece simples tomando em conta o tamanho de alguns jogadores, mas falta sempre akele know-how, a experiencia, o improviso, e a objectividade de que cada centimetro de terreno ganho, é uma vitoria para a equipa.

Anónimo disse...

oi pessoal

eu so quero comentar que sou contra a cancelarem os treinos ate dia 15 de Agosto....

1º. O Hélio começa a ficar insuportavel, ninguem o aguenta
2º. Tenho de cozinhar a dobrar
3º. Começa a engordar drasticamente nesse periodo
4º. não tem desculpas para sair de casa e ir para o conbibio :)

Boas ferias e bjokas para todos

Anónimo disse...

Bom dia pessoal da barraca:
Para variar, vou largar aqui algumas farpas e ofenda-se quem ofender... ESTOU_ME A CAGAR...

Em primeiro lugar, quem não treina não evolui...
e è curioso ver que andam por aí uns melros que gostam de meter a mão em seara alheia... ou seja.. gostam de comentar e mandar umas bardas para o ar cuspindo tudo em redor..
rugby meus lindos meninos é sacrificio e prazer, é um jogo viril de combate intenso e é preciso ter a capacidade de sofrer e saber sofrer....
o porte fisico não é muito importante, é o que vai dentro daquilo que muitos acham que têm, mas não têm, que é cabeça, e é aprender todos os dias... ou seja... treinar...


Estou perfeitamente de acordo em que o pessoal ande por aí a treinar fisicamente na praia ou a correr.. mas meus amigos... a éoca começa em Setembro.. não é agora... vamos ver se depois toda a gente que aparece na praia aparece nos treinos...
Falar aqui é fácil... ah e porque não temos técnica individual, e porque não sabemos fazer fintas... quando um gajo dança mal, a puta da sala é que está inclinada...
querem evoluir no melão, têm que levar nos cornos, têm que ouvir os mais velhos e experientes, e quando é para dar porrada...´DÁ-SE PORRADA... mas todos... toda a gente joga assim, lembrem-se da agrária.
Eles não são maus de todo, têm alguma técnica individual, mas são uma coisa que alguns parece que não querem ser.. RAÇUDOS... se um dá fruta... dão todos...
a técnica é deveras importante, assim como a cabeça, mas prefiro jogar com um gajo ao meu lado com pouca técnica mas o qual eu oiço ranger os dentes, do que com um gajo que até sabe fazer uns side-steps e umas merdas apaneleiradas, mas que quando toca a um jogo duro não mete os cornos onde ninguém quer pôr as mãos.
Um conselho de um velhinho que mete os cornos nisto há 16 anos: Falem o que quiserem agora, treinem o que quiserem agora... quando começar a época peçam a quem nos estiver a treinar uns treinos de apuramento de técnica individual, mas logo no inicio dos treinos, ou seja, antes de começar a sério o campeonato. Depois... depois tudo nos surge espontaneamente... as vitorias aparecem, os resultados aparecem, e claro, a logica subida de divisão para a qual ninguém estava preparado no ano passado...

quando houver treinos novamente digam alguma coisa. estou farto de passar os fins dos dias aborrecido em casa... foda-se só me embebedo... bendita cerveja.

PS. EU LUTO DIÁRIAMENTE PARA A INDEPENDÊNCIA E RECONHECIMENTO DE UM ESTADO QUE HÁ MUITO DEVERIA ESTAR DESLIGADO DO RESTO DE PRETUGAL.... TRÁS-OS-MONTES É UM ESTADO SOBERANO... PORTUGAL COMEÇOU AQUI!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Bom dia:

Talvez um dos maiores problemas do nosso rugby foi a falta de uma escola capaz, bem estruturada que nos ensinasse a jogar passo a passo, evoluindo gradualmente e lógicamente por todas as fases de crescimento que um jogador de Rugby deve ter. Começamos todos, ou quase todos muito tarde, já séniores, com 18, 19 e em alguns casos mais de 20 anos.

Um outro problema foi nunca termos tido um treinador bom. Tivemos muitos bons rapazes e amigos que tentaram sempre fazer o melhor possível. Um bom exemplo disso foi a última época, e a evolução que todos tivemos com o Paulo.

Nos pequenos pormenores se faz a diferença, e tu apontas isso muito bem (José). A jogar com a bola na mão somos realmente limitados, vicios péssimos, más decisões de ataque, linhas de corrida que não lembram a niguém, avants, passes do diabo e por aí fora. Acima de tudo, acho que temos muita pouca fome de finalização.

Felizmente estamos a notar uma evolução bastante positiva no rugby em Setúbal, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com os miudos começa a dar frutos, e vemos alguns a fazer a diferença. Eventulamente daqui por uns 5 anos talvez se tenha uma equipa de seniores estabilizada e competitiva, e escalões de formação fortes, que discutam campeonatos.

Estou inteiramente de acordo com o Zé e com Viegas. O nosso ataque é fraco, sem magia, muito, muito simples. Temos obrigatóriamente de dominar o básico para conseguirmos ir mais longe. Quando falo em básico, estou-me a referir a coisas como o passe, a jogadas (simples e objectivas), cruzamentos etc. Essas merdas todas tão pequenas, mas se estiverem bem estruturadas na nossa cabeça são uma arma fortissima em campo. Ter gajos grandes e fortes não é tudo, é preciso que eles saibam o que fazer com a bola, quando passar, como passar, guardar, furar, saber cair, etc.

O rugby da porrada, é absurdo, é do passado... é imperativo ser-se agressivo, ter espirito de equipa, ser altruista, capacidade de sacrificio, lutar etc. Mas a técnica e a táctica são a base, a estrutura, sem eles não vamos a parte nenhuma.

Mais uma vez estou com o Viegas, não se podem (a meu ver) fazer planos de subir a um ano. É mais racional pensar a 3 ou 4 anos, e subir em 2, do que querer subir a todo o custo e depois morrer na praia. Vamos pensar a longo prazo, em termos de resultados finais/globais. E a curto prazo em pequenos objectivos, ganhar jogo a jogo. Marcar ensaios, nao falhar passes, saber as jogadas e compreender a finalidade delas. Vamos ter o cuidado de perceber o jogo.

Já me estou a alargar e divagar e já chega.

Um abraço
Sérgio.

PS: a foto é uma paneleirice pegada, estão todos muito fofinhos...

Anónimo disse...

deixem-se essas pseudointrospecçoes para os comentadores de bancada e vamos ao mais importante: continuamos com os treinos ou não. Eu até estou de ferias por isso tempo nao me falta.

Anónimo disse...

Que tecnica de passe...muito boa foto!!

ABRAÇO

PA

zguerreiro disse...

Esta merda anda muito parada!
Ta a combinar coisas pessoal!
abr

Anónimo disse...

Tá td de férias. Agosto é sempre o mesmo!!

Quanto a rugby de 15, como estão as coisas no VFC, já há novidades?


Abraço
Sérgio.

Anónimo disse...

praia já!!!!! quero rebentar esses lombos e costelas, carregados de ócio e descontração!! tou cheio de carinho para dar!!!!!!! LOL

Anónimo disse...

Pessoal amh as 19:30 em Albarquel para jogar-ms um beach!!

Digam aqui quem vai...
1Pedrinho
2Pedro jorge
3Francisco
4Hélio
5Carlos
6Calina
7Sérginho
8Cabra
9Xuip
10Alenta
11Pinguim
12Ze
13Joao
14Pato
15Peres
16Marco
17Viegas
18Kiki
e o resto que eu me possa ter esquecido!

Vamos la dar um saltinho á grade praia de Albarquel.

ABRAÇO

PA

Anónimo disse...

Eu tou la!!

PA

Anónimo disse...

AHH grande falha minha...falta o nome do grade col0sso(Luis)

PA

SCM disse...

Eu tou lá


19:30 no areal a passear as minhas enormes banhas!!!


Abraço.

Anónimo disse...

tou la as 19:30

Anónimo disse...

bem me parecia!!! tás desculpado PA!! amanhã só te rebento um pouco...

SCM disse...

Fiz mal as contas, pensava que estavam a apontar para amanhã quinta, hj quarta ñ posso.

um abraço e bom beach.

Sérgio.

Anónimo disse...

calina san estara presente
encontrem me o pato...pa espalhar maxia

Anónimo disse...

o pato ta a treinar nas montanhas do evereste, a partir pedras com as maos nuas e a placar arvores milenares!

SCM disse...

Pedro Almeida,

Tu que és um rapaz preocupado e que sabe umas coisas. que andas atento às evoluções do mercado diz-me umas coisas:

Quanto ao Vitória, já se sabem novidades?
Há novos Jogadores?
Quando começa a época?
Quem vão ser os treinadores?

Se eventualmente outro rapaz se sentir com capacidade para responder a esta minha questão... por favor faça-o a plenos pulmões, não se acanhem!!

Um abraço e obrigado.

Anónimo disse...

Caro Sérginho,

Cheguei agora das férias e não sei de novidades nenhumas.
O que sei foi o q foi dito na ultima reunião em q tu tambem la estavas...o João deve em breve convocar uma reuniao a dizer tudo!!

Mas até la...se eu souber de alguma coisa digo.

Aquele ABRAÇO

PA

Anónimo disse...

e hoje á treino???

Anónimo disse...

Boas,

Esta semana vamos fazer uma peladinha na praia???

Gostava que alguem disse-se os dias a que podem ir treinar para marcar-mos pelo menos um dia!!

Não acredito que não haja pica para ir espalhar magia para os areais super massios da BARRASQUEL.

Espero por noticias...

ABRAÇO

PA

Anónimo disse...

Eu tou desponivel para qualquer dia!

PA

zguerreiro disse...

Boas pessoal!
Preferem fazer treinos na praia, ir dar umas corridas e se possivel fazer um touch no parque, ou ir dar uns toques no futebol? temos de nos começar a preparar para a nova epoca!
eu estou mesmo em baixo de forma mas ja ando a fazer a corrida higienica!
abr

Anónimo disse...

FDX pedro jorge..." massios " ?????
isso é uma nova especie de massa ??
escreve-se " macios "!!!!!!!!!!!!

" não sejas otário, utiliza um bom ementário "

Anónimo disse...

Vivive por mim se quiseres!

já agora "especie" leva assento...ou será q o Boss da literatura POTUGUESA pôs a palavra em Latim...

PA

zguerreiro disse...

acento


do Lat. accentu

s. m.,
inflexão de voz na pronúncia das palavras;
sinal diacrítico para marcar a pronúncia das vogais;
timbre, tom de voz.
-------------------------------------
assento


s. m.,
objecto ou sítio em que alguém se senta;
apoio, base;
nádegas;
sítio onde esteve ou está fundada alguma povoação;
sedimento de líquido;
apontamento;
assentamento;
lançamento;
termo de qualquer acto oficial;
registo de acórdão do Supremo Tribunal com força de lei;
ant.,
alistamento de soldados;
senso, juízo.
-----------------------------------

"cada melro cada ganso..."

Anónimo disse...

hahahahahah

Esta foi em grande!!

PA

Anónimo disse...

lol lol lol lol !!!!!!!!!

Anónimo disse...

Vá cambada de marretas, qd começam os treinos à séria, o Hélio disse-me que estavam a apontar para 27 de Agosto... é verdade??

Quanto ao Beach eu combinava já para a próxima 2.ª Feira, começar a esgravatar no areal.

José a q horas é q tens feito a corrida higiénica?

1 Abraço.
Sérgio

Anónimo disse...

corrida higienica às 08.00 !!!

Anónimo disse...

Eu vou correr as 7.00, logo pela matina e novamente as 20.30 quando chego a casa. e que tal começarmos a marcar beach rugby? abr

Anónimo disse...

va la ver esse beach...
agora futebol ah pa zeZinho alimpate borra o pe td!!!!

Pedro jorge es o maior, o ppl n percebe e que ecreves em romeno!!eles nao sabem VAMMMMM!!!um abraco

Anónimo disse...

José:

Tou numa de ir correr de manhã às 7h.

Confirmas amanhã, quinta-feira às 7h da manhã à tua porta?

Qt ao beach rugby, eu segunda arranco já, a partir!! All Barquel Power

1 Abraço.
Sérgio

Anónimo disse...

Treino em Vanicelos, na 6ªfeira, as 19.30!
Vamos la começar a treinar para começar a epoca em grande!
Pinguim, podia programar uns treinos para malta n ficar em forma de barril!
Quem for ao treino avise
abraço

Anónimo disse...

curtia treinar hj (quinta em albarquel passem a mag e confiemem aui quem vai!!!passem a palavra pelo tel a quem conhecem onde anda o pato??????? depois podemos ir jantar que por mim tb tasse bem confirmem um abraco

Anónimo disse...

Zé:

Desculpa só falar agora, como ontem não confirmaste, hj nem vi a tua sms, só mesmo agora é q a vi.

Hoje não consigo ir à praia ao beach, tenho "n" merdas a tratar.

Amanhã não sei se posso ir a Vanicelos, depois confirmo.

1 Abraço
Sérgio.

Anónimo disse...

como é...bitch raibe na all-barkel??hoje(quinta)???ou têm MEDO??

Anónimo disse...

Malta:

É só para dizer que o meu irmão já foi pai.
Chama-se Maria e correu td muito bem.

Abraço a todos.

Sérgio

Anónimo disse...

Parabéns ao Renato e que tudo corra bem com a Maria...
Abraço...

Sadino disse...

Já tentei dar os parabéns ao pai,mas acabei por os dar a avó.....

Parabéns tb ao tio Serginho ( e que bem que isto soa!!)

Abraço publico de felicidades para o meu amigo Renato

E agora, dps dos cumprimentos,quando é q pagas um copo!!!!!


Abraço

Hélio

Sadino disse...

Porra, lá consegui colocar um post......

Anónimo disse...

Quero dar os meus parabéns ao Hélio, que ao fim de 3 meses, e muitas tentativas conseguiu colocar não só um como dois "posts"!


PARABÉNS HÉLIO!!!!


Abraço.
Sérgio.

zguerreiro disse...

para aqueles que nao conseguem mandar posts: exprimentem usar varios browsers. eu tambem ja tive alguns problemas com browser de internet(mozilla firefox)

Anónimo disse...

pois a merda dpos browsers e o caralho ou melhor que e a merda dum browser===??? come-se?

zguerreiro disse...

os browsers sao uns homenzinhos minusculos que estao dentro do teu pc estao a desenhar no teu ecran uma coisa que é a internet...
lololol
queres saber como se fazem os bebes?

Sadino disse...

eeheheheh

Sadino disse...

em 3 dias 3 posts,ena ena

zguerreiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zguerreiro disse...

one small step for Man, one giant leap for Helio-kind
:D

Anónimo disse...

Marco Silva
Alguém me sabe dizer quando é que começam os treinos???
Foda-se estou farto de não fazer nada...
Já se sabe quem é o treinador?
Será que alguém é capaz de me dizer alguma coisa?
Já agora.. alguém quer combinar um jantar tipo... Inicio de época..
Se vier algum estranja para jogar com a gente pode-se combinar um jantar de boas vindas, para por exemplo, mostrar-lhe as mais valias de um bom vinho português..

Anónimo disse...

hj ha treino???digam me alguma coisa se juntarem oito amrmelos n se amedrontem

Anónimo disse...

Pessoal venho por este meio informar q amanha o Grande Pato ja se encontra em Setubal...e ele pedio-me para organizar para amanha um Beach!!
Ele vem aplicar as novas tecnicas que andou a treinar lá no Norte.
Amanha as 19:30 em Albarquel!
Quem poder diga...

Abraço

PA

Anónimo disse...

tou la...abraço...

Anónimo disse...

Boa jogatana HOJE...Quinta estamos lá outravez!!

Abraço

PA

Anónimo disse...

Eu como ilustre membro da equipa de rugby do vitoria de setúbal, queria aqui manifestar-me relativamente aos comentarios que se encontram no topo da pagina.

No que diz respeito á epoca passada é muito facil, AGORA, apontar "dedos" e defeitos, coisa que na altura em que tudo acontecia, devia ser dificil...

É importante termos consciencia do que correu mal ou poderia correr melhor de modo a podermos crescer e sermos cada vez melhores.

Nesta fase em que nos encontramos, a pré-pré-epoca, acontecem sempre saidas e novas entradas na equipa.
Seja quem for que vier, espero que possam assumir a postura daqueles que reforçaram a nossa equipa o ano passado.
Estes demonstraram vontade de jogar, de serem cada vez mais e melhor e vontade de contribuir para o plano que se encontrava traçado para a equipa, plano este que nao se concretizou relacionado com multiplos aspectos.

É importante por tal, que quem vier se ponha à parte de Conversas de "Tertulia Cor-de-rosa" e se disponham a dar tudo o que tem de melhor para que o sucesso nao seja só seu mas da equipa como um todo...

Para finalizar queria apenas referir que apesar de tudo ter corrido bem no aspecto da integração dos novos membros na epoca passada, e aos quais agradeço pelo seu contributo, espero que este ano seja quem for que vier que venha com vontade que contribuir para uma causa maior do que a sua propria.

Tenho dito...


José Batista