Agosto está quase quase a chegar, o pessoal a ir de férias, o calor a apertar, são poucos os disponíveis para treinar por isso acho melhor cancelar os treinos até à dia 15 de Agosto, altura em que as pessoas começam a voltar. (É só uma sugestão por isso se quiserem combinar os treinos opinem!)
Quanto ao torneio de Foz do Arelho, é ver se há pessoas suficientes, digam se podem ir ou não.
Quando voltarmos de férias era bom que nos reuníssemos todos para mais uns jantares e treinos.
Tenho reparado nestas duas ultimas épocas em que as equipas de rugby em Setúbal foram renovadas que tivémos sempre jogadores em muito boa forma física quando comparados com jogadores de outras equipas, temos aliás jogadores que conseguem desiquilibrar no confronto físico(ex: cabra, peres, viegas...) e que mesmo assim marcamos poucos ensaios principalmente na época de RCSado e este ano na praia (no Vitória houve jogadores fora de série que marcavam muitos pontos).
Lembro-me que no RCSado passávamos muito tempo a defender (bem), e que quando tínhamos a bola em nosso poder não aproveitavamos, cometíamos muitos erros de handling, fazíamos maus chutos, usavamos em demasia o contacto físico e muitas vezes acabávamos por perder a bola.
No fim dos jogos tinha a sensação de termos estado sempre a defender, com muita pouca bola na mão, isto verificou-se também nesta época de beach rugby em que marcámos muitos poucos ensaios contra equipas teoricamente superiores à nossa, e não conseguimos causar tantos desiquilibrios como previmos contra equipas mais fracas como fazemos nos treinos.
A causa do problema está, na minha opinião(!!),
(1) na pouca técnica e habilidade que temos em manusear o melão:
-fazemos muitos avants
-falhamos muitos passes
-fazemos muito poucas jogadas improvisadas
-quase não utilizamos cruzamentos
(2) na fraca visão de jogo e disciplina táctica em campo
-utilizamos sempre muita gente nos rucks
-disputamos muitas bolas desnecessáriamente
-não conseguimos jogar em toda a largura do campo
-não conseguímos ter o discernimento para saber se é melhor fazer um ponto de fixação ou libertar a bola
-fazemos muitas entradas em que o o portador da bola entra à parva
Em suma o que eu quero dizer é que nós não sabemos atacar!
Devíamos aperfeiçoar os nossos passes, os cruzamentos, as fintas de passe, todo o básico do ataque porque acho que nunca o chegámos a consolidar como deve ser pois também tivemos sempre equipas que defendiam muito mais do que atacavam.
Um bom exemplo de uma equipa que ataca bem é o Oeiras: tem putos muito rápidose habilidosos, pessoal mais velho que joga também muito à mão, e nesta divisão consegue criar muito perigo sem ter que fazer muitas fases. Pecam por terem pouco peso e poder de choque, são quase o nosso oposto.
Gostava que comentassem.
ZG